No dia 25 de agosto de 2015, completou 50 anos da inauguração da Catedral São Luiz, em Cáceres.
Essa Igreja tem uma história bem singular.
A pedra Fundamental foi colocada em 1919.
A inauguração foi em 1965,ou seja, somente 45 anos depois.
Quatro anos mais tarde, em 1949, toda a estrutura interna da Catedral ruiu e este fato levou o imaginário das pessoas a criar uma lenda (Lenda da Serpente ou lenda do Minhocão),onde uma serpente teria se abrigado no interior da Catedral,o que teria levado a Catedral a ruir.
A Lenda da Serpente ou do Minhocão contribuiu para aumentar o fascínio em torno da Catedral,que foi construída em honra a São Luiz, padroeiro de Cáceres!
Sua construção compreende vários contextos, o lançamento da pedra fundamental (1919), em virtude das comemorações do bicentenário da capital Cuiabá, com a proposta de construir réplicas da Notre Dame de Paris em Cuiabá e em Cáceres, nos indica o prestígio econômico e político da cidade naquele momento.
No ano de inauguração da Catedral (1965) a cidade de Cáceres apresentava outros contextos, em virtude da sua condição de fronteira durante a ditadura militar e a expansão oeste.
A análise de sua estrutura revela algumas características:
- Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico
- Paredes mais leves e finas.
- Janelas predominantes.
- Torres ornadas por rosáceas.
- Utilização do arco de volta quebrada.
- Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide.
- Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas.
Ela é sem dúvida a grande obra de arquitetura em em estilo gótico da região oeste de Mato Grosso. Sua imponência transforma ela, juntamente com o Marco do Jauru, nos grandes atrativos turísticos/históricos da grande Cáceres.
(Fonte:http://www.jornaloeste.com.br/noticias/exibir.asp?id=34037¬icia=2015_completa_50_anos_da_inauguracao_da_catedral_sao_luiz_de_caceres)