BAÍA DE DAVERON
Um dos cartões postais da cidade, a Baía de Daveron é um local muito aprazível, cujas águas se fundem no Rio Paraguai. Os moradores e turistas tem ao seu dispor uma bela praia de água doce, onde se pode tomar banho e curtir um pôr do Sol maravilhoso.
As areias já foram utilizadas para jogos de vôlei nacionais. Há também espaço para jogo de futebol. No ultimo Festival Internacional de Pesca (2015), em uma parceria com o Rotary Club., foi inaugurada uma academia ao ar livre, ao lado da Sicmatur, para utilização por moradores e turistas.
O local leva esse nome em razão de um cidadão ilustre, cuja história resumimos a seguir:
O norte-americano Alexander Solon Daveron nasceu em Oakland, Califórnia no ano de 1899, formou-se em Medicina pela Universidade da Califórnia em 1922 e se especializou em Patologia. Veio para o Brasil como médico da Mato Grosso Expedition em 1930.
Como não tinha herdeiros diretos (não se casou, nem teve filhos), e faleceu em 1987, sua propriedade, muito bem localizada, acabou sendo vendida por um sobrinho à Prefeitura, que ali instalou a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.
fonte: http://tooniteconta.blogspot.com.br/2012/12/historia-passado-futuro.html/
Daveron escolheu Cáceres para viver, e acabou tornando-se um personagem da história local pois, além de empreender vários trabalhos científicos, realizou diversas viagens e fez contatos com índios. E o fez sem perder o tino de cientista, registrando tudo em cartas e fotografias. Fica difícil escrever a história de Cáceres neste século sem falar ou utilizar o arquivo “Daveron”
Entre muitas idas e vindas aos Estados Unidos, cercadas de dificuldades, houve também benefícios conseguidos por ele, pois, "(...) O interesse dos americanos em conhecer o Mato Grosso foi tanto que Daveron começou a pensar em construir um centro turístico no alto Paraguai. Em 1951 discutiu o projeto com o Cônsul Sr. Adolpho Bezerra de Menezes, que o incentivou a levar tais planos à frente. Daveron voltou ao Brasil, e começou a importar equipamento para expedições de caça." (...) Em 1951, Daveron voltou ao Brasil, pretendendo fazer fortuna como guia de expedições para americanos no Rio Paraguai. Ele batalhou com as autoridades brasileiras para conseguir as devidas licenças de importação, conseguindo finalmente trazer bastante equipamento para Cáceres
Daveron faleceu em Cáceres no dia 23 de março de 1987, e foi sepultado na sua propriedade as margens do rio Paraguai."
Fonte: http://www.zakinews.com.br/noticia.php?codigo=3638