A Estrada dos Escravos foi construída no início do século passado, quando o proprietário da Fazenda da Vacaria ordenou a construção do caminho, que seria utilizado pelos tropeiros que transportavam mantimentos e óleo para lamparinas na região de Diamantina e no litoral. Essas tropas de muares voltavam com a carga de sal. Andar pela pequena estrada de bloco de pedras, perfeitamente arranjados, de pouco mais de 1,5 metros de largura, significa voltar ao passado por onde passava boa parte das riquezas da região.
Localiza- se nas imediações da conhecida Serra da Vacaria, onde encontra-se vestígios dessa antiga estrada construída por escravos que serviu de rota para os bandeirantes.
A trilha de 2 km leva à parte alta da Cachoeira Véu da Noiva, a nascente do Córrego Soberbo e ao local conhecido como Mãe D´água, que dá origem à Cachoeira Véu da Noiva e possui inúmeros poços de água cristalina para banhos. São aproximadamente 45 minutos de caminhada subindo morro acima até a Mãe d´ água. Do alto temos uma bela vista da região.
Atividades: Trekking, hiking, banhos, contemplação de vista.