Em carta pastoral de 29 de junho de 1933 foi lançada a ideia de uma nova catedral em Joinville, visto que a existente já não comportava a quantidade de fiéis.
Mas a nova catedral na verdade foi uma ampliação da igreja existente que depois de longa espera foi concluída em 1939 com 600m2 tendo sido construídos as alas laterais, o presbitério e a sacristia.
No entanto, em 1941 surgiu a oportunidade de aquisição de terreno ao lado da Igreja pertencente a Maçonaria e com mais área foi decidido a construção de uma nova catedral efetivamente..
Lançada a pedra fundamental da nova Catedral em 5 de dezembro de 1943, as obras praticamente não se iniciaram por conta da guerra, falta de material, inflação, falta de recursos financeiros e de mão de obra. O estilo desta nova Catedral era majestoso e em estilo romano.
Com a vinda de Dom Gregório Warmeling em 1957, que substituíra D. Pio que havia renunciado por motivo de doença, a construção da nova catedral tomou um novo rumo.
Novos estudos, novas ideias foram retomados, e D. Gregório não queria apenas paredes, mas uma estrutura que fosse uma mensagem teológica e retratasse a “História da Salvação” a qual está retratada nas divisões estruturais da Catedral.
AS ESCADARIAS
Representam a longa caminhada da humanidade até Cristo: Abraão, Moisés, Davi, Salomão, os 26 profetas. As lâmpadas iluminando as escadarias representam esses nossos predecessores.
A PORTA PRINCIPAL
Representa Cristo porque, por Ele, entramos para a vida. É ampla, pois está aberta para todos.
A CAPELA DO PRESÉPIO
À direita de quem entra, significa: Aqui Deus entrou na história dos homens. Em Belém, Cristo se fez homem.
A CAPELA DO BATISTÉRIO
À esquerda de quem entra, significa: “Aqui o homem entra na história de Deus. Pelo Batismo somos enxertados em Cristo e incorporados na comunidade eclesial, com direito a participar da Vida da Santíssima Trindade.
A NAVE CENTRAL
É ampla para que eu sinta a minha pequenez, a grandeza de Deus e a necessidade de rezar.
As 12 COLUNAS
Lembram OS 12 apóstolos e o magistério permanente da igreja. Deus quis precisar dessa colaboração para sempre representar Cristo ao mundo.
As DUAS COLUNAS
Encimadas pelo grande aro de 68 m, de vão livre, representam a Bíblia e a Tradição. É a presença de Jesus Cristo.
O ALTAR
Lembra :
1º : A família se reúne para comer o pão.
2º: Pela celebração da Eucaristia, lembra a todos que na mesa dos irmãos não pode faltar o pão.
3º A mesa definitiva na casa do Pai, na Eternidade, todos nós nos encontraremos para comer o eterno Pão da vida.
• As 2 CÚPULAS
• Representam as mãos de Deus que dão “cobertura” à ação da igreja: “Estarei convosco até o fim do mundo”.
Como acontece em quase todas as catedrais do mundo onde a conclusão das obras pode se arrastar anos, décadas ou até séculos, em Joinville não foi diferente tardando cerca de 45 anos para ser finalizada, de 1960 até 2005.