RUA DAS FLORES

    Praça

    Rua XV de Novembro 1 Alto da XV Curitiba - PR

    Galeria de Imagens

    Rua das Flores é o nome pelo qual ficou conhecido o trecho inicial da Rua XV de Novembro, juntamente com a avenida Luiz Xavier, no centro da cidade de Curitiba, capital do Paraná. Foi a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil, inaugurada em 1972.

    É caracterizada por edifícios e sobrados centenários, bares turísticos e canteiros de flores em toda a sua extensão. Um dos seus prédios mais notáveis é o Palácio Avenida e ao final do calçadão esta localizado uma das principais entidades do estado: a Associação Comercial do Paraná.

    A rua das Flores é palco de artistas de rua, como palhaços que interagem com os passantes, músicos e homens-estátua.

    Dentre esses artistas, encontram-se figuras já imortalizadas na cena curitibana, mas que ainda causam riso ou receio de quem não costuma passar por ali. Tais como o Oilman, o pseudônimo usado por Nelson Rebello, um ex-professor que, há mais de 10 anos, passa óleo pelo corpo, veste uma sunga e sai andando de bicicleta por toda cidade, principalmente pela rua XV ou o Plá, o apelido de Ademir Antunes, o "maluco-beleza" curitibano. Compositor, cantor e poeta, estende panos na calçada para as pessoas assinarem, e depois transforma-os em vestes e o palhaço Sombra, Jackson Baeza, que fica ao lado do Bondinho da XV, imitando os transeuntes.

    É nesta rua que se situa também a Boca Maldita, local que congrega o encontro dos Cavaleiros da Boca Maldita de Curitiba.

    A Rua das Flores/Rua XV de Novembro é um patrimônio da população paranaense, tombada como Paisagem por lei estadual do Paraná desde 1974.

    Rotas & Distâncias


        Curitiba - PR
    RUA DAS FLORES
        Na Cidade         Na Região

    Horário de Atendimento

    Sobre o Atrativo

    • Nome Oficial

      Rua XV de Novembro

    • Tipo de acesso:

      Gratuito

    • Visita monitorada:

      Não

    • Idioma de monitoria:

      Português

    • Facilidades:

      Café, Loja, Restaurante, Bar, Banheiros, Acesso para cadeirantes

    • Via de acesso:

      Via urbana asfaltada

    • Estacionamento:

      Pago, Gratuito, Coberto, Descoberto

    • Este atrativo é ideal para quem gosta de...

      Festas populares, Compras, Feiras

    • Este atrativo está localizado perto de...

      Centro da cidade, Complexo turístico